Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 1, 2015

MIMOS DE MAÇÃ E MOZZARELLA DE BÚFALA

Imagem
Sobrou-lhe pão? Puxe pela imaginação! Surpreenda com esta receita improvável. Sou totalmente contra desperdícios. Não me sinto bem a colocar comida no lixo, por pouco que seja. Pão fatiado num tabuleiro, regado com azeite. Vai ao forno a torrar dos dois lados. Quando estiver torrado, coloque por cima maçã (com casca) cortada em lamelas, queijo mozzarella de búfala, amêndoas laminadas e polvilhe com canela. Vai ao forno até o queijo derreter. Sirva quente, como entrada ou se preferir, acompanhe com uma salada e terá uma excelente refeição. Que sabor e que requinte! P.S. Enquanto houver imaginação, nunca nos faltará o "pão". Beijinhos!  

ALCATRA

Imagem
Sinto um prazer especial em partilhar esta receita. É tradicional da terra onde nasci: a Ilha Terceira . É uma receita tradicional e também intemporal.  Por mais anos que possam passar, uma Alcatra fará sempre as delicias dos apreciadores de carne de vaca. Indispensável para esta receita : um alguidar de barro. Para três quilos de carne de alcatra, dois chambões, quatro cebolas grandes às rodelas, meia barra de manteiga Milhafre, duas colheres de banha de porco, uma mão cheia de pimenta da jamaica, duzentos gramas de toucinho de fumo cortado aos cubos e sal. Cortar a carne aos bocados (grandes), juntar todos os ingredientes e por fim o sal e um litro de vinho de cheiro. Envolver tudo muito bem e colocar no alguidar. Caso tenha forno de lenha, coza aí a Alcatra. Se não tiver, faça como habitualmente faço. Coloco tudo na panela de pressão e vai a cozer durante quarenta minutos. Depois tiro da panela de pressão e coloco no alguidar. Aí sim levo ao forno para

TARTE DE CHOCOLATE E NOZES

Imagem
Comer esta tarte é como morder um bocadinho de céu. É deliciosa, intensa, magnífica. Já a faço há bastante tempo.  Sempre foi uma das minhas preferidas e quando a faço cá em casa, logo desaparece... Até parece mistério! Só os vejo (os gulosos cá de casa) a passarem de bochechas redondas (hihihi)... Preparar a massa: Dois pacotes de bolacha Maria moída, 125 gramas de manteiga à temperatura ambiente e um ovo. Misturar tudo até formar uma massa com textura mas unida. Unta-se uma forma de tarde com manteiga e dispõe-se a massa, de forma que toda a tarteira fique coberta (fundo e lados). Para rechear basta partir grosseiramente as nozes (um pacote de mais ou menos cem gramas), partir o chocolate aos bocadinhos ( uma tablete de chocolate de leite) e dispor sobre a massa. De seguida é verter sobre o chocolate e as nozes uma lata de leite condensado e levar ao forno a cozer. Estará pronta em vinte minutos, mas vá vigiando, pois os fornos não são todos i

ASAS DE FRANGO AGRIDOCES

Imagem
Se há pratos que adoro preparar são os de petiscos.  São daqueles pratos que juntam as pessoas à mesa, entre copos e gargalhadas.  Deixam sempre as pessoas bem dispostas. Para esta receita são necessários dois quilos de asas de frango. Tempere-as de sal e frite em óleo quente. Enquanto fritam prepare o molho agridoce. Junte numa tigela três colheres de mel, duas colheres de mostarda, uma colher de piri-piri ( ou massa malagueta moída) e meia embalagem de Ketchup. Misture tudo muito bem com uma colher e à medida que for retirando as asas da frigideira, vá envolvendo-as neste maravilhoso molho agridoce. Se gostarem muito do molho , basta acrescentar as doses. É um petisco fantástico . E se por acaso ainda sobrar, é só guardar no frigorífico e aquecer no micro-ondas quando quiser servir. P.S. É uma excelente sugestão para preparar e levar para um piquenique. Beijinhos!

PROFITEROLES COM CALDA DE CHOCOLATE E CEREJAS

Imagem
E quando nos convidam para um jantar à última da hora, e não sabemos o que havemos de levar para partilhar. Pois então, aqui fica uma dica deliciosa.   1 Saco de profiteroles Para preparar a calda de chocolate basta juntar: 1 tablete de chocolate de leite Nestlé 1 pacote de natas 1 cálice de vinho do porto 1 colher de sopa de manteiga Colocam-se todos os ingredientes num tachinho, até derreter o chocolate (lume brando) Depois de descongelados os Profiteroles, dispor numa taça e verter a calda de chocolate sobre estes. Juntar uma lata de calda de cerej a com 3 colheres de sopa de açúcar e levar ao lume até dissolver o açúcar. Depois verter sobre os profiteroles. Coloca-se no frigorífico até servir. Bom apetite! P.S. Não se esqueçam de preparar tudo com muito amor e dedicação , são estes ingredientes que tornam tudo delicioso. Beijinhos!